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O instagram é uma das redes sociais mais utilizadas atualmente e com o passar do tempo, muitas empresas passaram a divulgar os seus produtos e serviços através dele.

Porém, mais do que atualizar o Instagram com frequência, é necessário saber se o conteúdo está alinhado com o que os seus seguidores esperam de você e se essas postagens seguem os critérios do próprio algoritmo da plataforma, que como quase toda rede social (especialmente as que pertencem ao Facebook, 🙂 ), prioriza as interações humanas, ao invés da propaganda tradicional, quando se trata de conteúdo orgânico.

Mas como melhorar minha performance no Instagram envolvendo o público com um conteúdo “comercial” e ao mesmo tempo, compatível o que o Instagram mais gosta de destacar?

Abaixo, nós apresentaremos sete dicas que ajudarão a divulgar a sua empresa no Instagram de forma orgânica. Nesse post não vamos explorar a ferramenta de anúncios pagos, isso ficará para um próximo conteúdo, ok?

Cada uma dessas estratégias foi testada de forma prática pela Kompix e observamos resultados reais.

Esperamos que elas também ajudem a oferecer retornos práticos para a sua empresa também. Bom, vamos a elas!

1 – Se apresente e interaja com a sua audiência

Antes de tudo, você conhece o seu público? Esse é um passo fundamental para que o seu conteúdo alcance resultados e para que a sua página se comunique com um perfil qualificado.

Se você não pode realizar um levantamento completo para definir, através de uma pesquisa profissional o seu público alvo, nós damos algumas dicas: busque nos seus concorrentes, interaja com pessoas que já se interessam e seguem páginas parecidas com as suas. Tente alcançar esse perfil também nas hashtags e até em localizações relacionadas a onde a sua empresa se encontra.

Outra dica importante: capriche na descrição da bio da sua página. Seja objetivo em descrever de forma prática o que a sua empresa faz. A leitura na rede social é muito dinâmica, então vá direto ao ponto e você vai chamar mais a atenção das pessoas.

A interação é um dos principais fatores que geram resultados no Instagram, então não se esqueça de responder os comentários em suas publicações, responda e envie as suas mensagens em direct e ao criar um novo post, estimule a interação com o seu conteúdo.

Uma boa forma de aplicar isso na prática é fazer uma pergunta ao seus seguidores. Por exemplo, se você é proprietário de uma floricultura, poste uma foto de um buquê de rosas e na legenda, insira uma legenda que aproxime a sua empresa de uma conversa com o seu cliente: “Alguém aí gosta de rosas?”

2 – Transforme em perfil comercial

Quando você transforma o seu perfil em uma página comercial, passa a ter acesso a uma série de recursos que ajudarão ainda mais a sua empresa a alcançar resultados.

Com essa configuração, é possível fazer uso de ferramentas que incentivam ações práticas dos seus seguidores, como botões com o telefone e endereço do seu negócio, além de um diretório por onde é possível verificar dados sobre a sua audiência no Instagram e a criação de anúncios e posts patrocinados.

Para transformar seu perfil no Instagram em uma página comercial, é muito simples:

1 – Clique em configurações (ícone de engrenagem, ao lado de “editar perfil”;
2 – Role até o fim da página, na penúltima opção “Mudar para o perfil comercial”
3 – Aparecerão algumas informações sobre o funcionamento do recurso e você poderá clicar em continuar.

A estratégia ainda permite a integração direta com sua fanpage do Facebook e faz com que você possa postar nas duas redes sociais em simultâneo. Legal, né?

3 – Escolha os melhores horários

Com o tempo, você irá notar que sua página tem um próprio “horário de pico” em que existem mais pessoas online, visualizando conteúdos no feed ou nos stories.

Com a mudança para a opção “perfil comercial”, você pode explorar esse recurso, aumentando a visibilidade dos seus posts de forma orgânica e obtendo ainda mais resultados.

Descubra os melhores dias e horários para criar suas postagens, seguindo os passos abaixo:

1- Acesse o menu lateral da sua página, clicando no ícone dos 3 traços (menu hambúrguer), na parte superior direita;
2 – Clique na primeira opção “informações”;
3 – Você verá três abas: conteúdo, atividade e público. Clique na terceira opção;
4 – Nessa área você verá uma serie de informações sobre os seus seguidores, como locais onde residem, idade média da sua audiência, gênero que mais interage com o seu conteúdo e também os melhores horários para postagem, apresentados de forma gráfica, por dias da semana.

4 – Acerte no Conteúdo

Para alcançar resultados melhores, é necessário apresentar o que o seu público quer ver. Pessoas que seguem uma página sobre veterinária e saúde animal por exemplo, desejam consumir esse tipo conteúdo, ao invés de receber postagens sobre arqueologia. Portanto, entre aspas, seja “previsível” na escolha dos temas para os seus posts.

Mais do que isso, você precisa usar a linguagem da rede social e rever a estratégia de divulgação de forma constante. Não aposte sempre em um mesmo formato de postagem e tente intercalar tipos de conteúdos para a timeline ou stories, variando entre vídeos, gifs e fotos.

Se você conseguir inseir um pouco de bom humor nos seus conteúdos, isso também ajudará. 🙂

Um tipo de conteúdo que normalmente acaba apresentando bons resultados e maior engajamento do público é aquele que reflete exatamente o cotidiano do seu negócio, de forma natural e quase despretenciosa.

Ser natural na criação dos seus posts ajuda as sua página atingir um número maior de interações e audiência. A dica é: não tenha medo, use a criatividade a seu favor, pegue o seu celular e tire uma boa foto do seu produto ou explique o seu serviço de um jeito natural, sem a necessidade de termos técnicos e grandes produções.

Lembre-se, as pessoas não entram no Instagram para consumir propaganda, elas estão lá para interagir com coisas e assuntos com as quais elas se identificam. Aposte nisso para seus conteúdos orgânicos e você vai notar resultados bem interessantes.

5 – Hashtags que funcionam

As hashtags funcionam muito bem no Instagram. Através delas, você pode inserir o seu conteúdo em um mural, onde todos estarão falando sobre o mesmo assunto que você e onde o seu público vai estar também.

Atualmente, existem hashtags famosas e com muitos seguidores, que são seguidas por um grande número de pessoas. Porém, nem sempre utilizar hashtags com muitos seguidores, aumenta o número de pessoas em seu perfil.

Assim como em muitas estratégias digitais, um dos segredos para se atingir bons resultados é a segmentação. Na prática, você pode desenvolver uma lista de hashtags e organiza-las em categorias.

Faça uma seleção de hashtags famosas e muito seguidas, por exemplo “#instagood” ou “#instadaily” ou “#photooftheday”, que atingem muitas pessoas e poderão servir para você testar a audiência do seu conteúdo através delas.

Porém, se o seu negócio é regional por exemplo, use hashtags segmentadas para a sua cidade ou seu ramo de negócio. Por exemplo, se você reside em Curitiba e tem um restaurante, utilize hashtags que se relacionam com esse tema de forma local: #bomgourmet , #gastronomiacuritiba , #oquefazeremcuritiba ou #restaurantesemcuritiba .

Dessa forma, você atingirá uma audiência mais segmentada e aumentará ainda mais as chances de observar resultados práticos com engajamento no seus posts do Instagram.

6 – Emojis ajudam

Parece uma dica irrelevante, mas se você colocar emojis nas descrições dos seus textos, as pessoas se sentirão mais atraídas pelo seu conteúdo. Além disso, esse recurso faz com que seus posts ganhem uma aspecto mais natural, com um estilo mais compatível com o usado na rede social. Aposte em legendas curtas e quebre a seriedade do seu texto com um emoji e você notará mais envolvimentos nos seus conteúdos. Um detalhe simples, mas que faz a diferença 😀 Viu só? 😉

7 – Abuse dos Stories

Os stories estão em alta no Instagram e competindo o espaço com a audiência do feed. Portanto, em seu planejamento de posts para as redes sociais da sua empresa, separe um espaço para divulgar também com esse recurso.

Através dos stories, é possível por exemplo, contar uma novidade utilizando o formato de storytelling, com uma sequência de vídeos, apresentar uma novidade em tempo real e ainda utilizar de recursos como enquetes, perguntas e testes, que estimulam ainda mais a interação com os seus seguidores.

Quando a sua página atingir um determinado número de novos seguidores, a ferramenta passa ainda a oferecer recursos adicionais, como o uso de links que podem direcionar para áreas externas, páginas do seu site ou produtos da sua loja virtual, por exemplo.

Os stories ainda apresentam menos concorrência para anúncios pagos, o que ajuda a converter em mais resultados através de campanhas patrocinadas com custos mais otimizados. Abordaremos esse recurso em mais detalhes por aqui, em breve! 😉

Quando se trata de redes sociais e de Instagram, existem muitas coisas legais e dicas para serem apresentadas. Nesse post, a gente mostrou apenas algumas delas e em breve apresentaremos novos conteúdos por aqui. E você, já testou alguma outra estratégia que deu certo no Instagram? Compartilhe com a gente! 😀


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