You are here:
  • Home
  • Cidade de Castro / PR – Branding

Cidade de Castro / PR

BRANDING - DESIGN

Castro é uma cidade abençoada pela natureza. Podemos considerar como marco zero do município o que era conhecido como “Passo dos Bois”, local estratégico por onde era possível atravessar a pé o Rio Iapó. Nesse ponto, iam e voltavam os tropeiros que seguiam de Sorocaba em São Paulo, para Viamão, primeira capital do estado do Rio Grande do Sul. Ao perceberem a riqueza das terras da região e o clima propicio, alguns decidiram se fixar por ali, vindos principalmente de cidades de São Paulo. Com o tempo, Castro se desenvolveu e em 1788 se emancipou do território de Curitiba, tornando-se uma das cidades mais importantes para a economia paranaense e um dos destinos turísticos mais procurados do estado.

Com uma área de aproximadamente 2.500 m² e 76.000 habitantes, a cidade tem economia baseada principalmente na agricultura com a produção de soja, batata, feijão, arroz e milho. Com a chegada dos imigrantes holandeses, Castro desenvolveu ainda a produção de leite e hoje possui uma das maiores e mais importantes bacias do país, com a produção de 400.000 litros por dia. O ecoturismo é outro fator que impulsiona a economia da cidade e pontos como o Canyon Guartelá, Pulo no Rio Iapó, saltos São João da Cotia e das Andorinhas, além das corredeiras do rio Guararema, são destinos que atraem muitas pessoas anualmente. Marcos históricos também costumam ser procurados pelos visitantes e locais como a Fazenda Capão Alto, Paróquia Sant’Ana e Museu do Tropeiro estão entre os mais visitados.

Com tantos destaques e uma história repleta de detalhes, Castro precisava de uma identidade que ressaltasse os seus valores e potencializasse ainda mais a procura de novos investidores e turistas. Durante o planejamento dos Planos Diretores da cidade, realizados pela FUNPAR – Fundação da Universidade Federal do Paraná, a Kompix foi convidada a participar do projeto, com o desenvolvimento de uma nova identidade para a cidade de Castro.

Iniciamos o projeto com uma extensa pesquisa de informações sobre a história e valores da cidade. Através de testes e com a colaboração de uma grande equipe envolvida no desenvolvimento, criamos uma marca que destacou os objetivos de desenvolvimento econômico da cidade e ao mesmo tempo reforçou suas raízes no tropeirismo.

A logo apresenta a junção de dois elementos: o caractere “c” da inicial de seu nome e uma estrada, que remete sutilmente aos caminhos históricos feitos pelos tropeiros e fizeram parte da fundação de Castro. A imagem também representa o caminho do desenvolvimento de uma cidade que olha para o futuro e está em constante crescimento.

As cores utilizadas são versões estilizadas dos tons impressos na bandeira de Castro. A família tipográfica foi estilizada para ser aplicada na logo e é muito versátil, permitindo o uso legível nas diversas aplicações de materiais e estratégias de comunicação.

A Kompix também desenvolveu uma serie de peças, incluindo o protótipo de um guia de turismo, apresentando de forma unitária as atrações turísticas da cidade. Aplicamos a nova identidade também em um projeto de portal digital, que pode ser utilizado tanto para apresentar a história e atrações de Castro, quanto destacar notícias e dados sobre a economia e informações úteis aos castrenses.

A estrutura de comunicação e a nova identidade visual trouxeram ainda mais personalidade e destaque para as qualidades e a história de Castro e tornaram possível um cenário de divulgação eficiente para a cidade. Mais um projeto de identidade e um processo de criação imersivo que a Kompix tem orgulho de ter participado.


7 de março de 2019
Categories:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *